OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE UM RECADINHO DE VEZ EM QUANDO
É BOM CATIVAR...
CATIVANDO-ME, VOCÊ ME INCENTIVA!

Visitem os blogs pedagógicos da krika!

Glitter Photos

Confira no Linguagem e Afins

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Professores: Nós precisamos de inclusão!



Estava eu postando  aulas e atividades pedagógicas sobre olimpíadas no meu blog Linguagem e Afins.
De repente, parei! E as paraolimpíadas? Preciso colocar atividades também, claro!
Afinal sou inclusiva...
Confesso que reflito muito sobre a inclusão.
Fala-se muito de preconceito e discriminação,etc...
Não acho que a discriminação seja o alvo crucial.
Pior é não ter recursos financeiros. E não só para os atletas olímpicos.
Pior são nossos governantes que transitam no meio do dinheiro....Cruzes!
Porém admiro atitudes belíssimas e corajosas, e esta é uma delas, por sinal de âmbito internacional.
Oxalá o Brasil tenha disponibilidade para apoiar nossos atletas. Imagino as dificuldades, pois os atletas olímpicos sofrem um tanto...
Mas desejo sucesso  aos olímpicos e paraolímpicos, com certeza!
Bem, daí fui pensando e agindo...Aí.... Fiquei remoendo tantas coisas....
Nas escolas as dificuldades são enormes.Que novidade, não?
Outro dia estava eu asssitindo um debate pela tv sobre inclusão, em especial, os autistas.
Falou-se lá pelas tantas que as escolas públicas ficam "paradas ou estagnadas" com relação a aceitação de matrículas de alunos com deficiências,quaisquer que sejam...
Mas não havia uma voz ali para dizer que as escolas públicas precisam ( entre tantos problemas) de adaptações básicas, na rede física, por exemplo.
Não é simplesmente matricular o aluno incluído e jogá-lo na sala de aula....Tudo requer treinamento,adaptação....
(Seria pessimismo meu dizer que nem as salas regulares estão prontas?)
Contudo o rótulo " a escola pública não quer receber alunos inclusivos", é vinculado a torto e a direito.
Melhor seria, nós professores de rede pública dizermos:
"Nós professores somos excluídas ao recebermos um salário indigno e incluídas numa discriminação vergonhosa".
Outro dia,li no facebook uma piadinha assim:
" Os técnicos de futebol são chamados de professores e os professores de tio"
Gente! Fiquei pasma! Esta piada significa o quê?
Para mim, professora e aposentada ,me pareceu uma sentença de morte.
Nada contra os técnicos de qualquer esporte,mas... Conclui que nós é que precisamos de inclusão! Urgente!
Colegas não entrem em pânico. Não estou fazendo piada, imagine....
Mas nós somos diferentes.Paranormais! E nada paraolímpicas, ou somos?
Li  outro tanto no facebook...Aliás "face" é bom e ruim....Remédio e dor.... Alegria e tristeza....Vaidade e orgulho....Pararam pra refletir nesta rede social? È uma teia malígna/benígna....
Então, li um desabafo de uma colega/amiga. Ela disse que não sabe se aguenta muito  mais chegar  à  escola, logo cedo, entrar na classe e já ouvir um palavrão como "bom dia".
Fiquei pra baixo...Por um lado agradeci por já estar fora do trabalho, e por outro lado  me deu vontade de sair correndo, gritando para estes pais que os professores são seres humanos.....Que eles estão lá para passarem conhecimentos aos filhos e que eles deveriam ensinar valores e educação antes de mandar os filhos para as escolas....
Olha,pirei na inclusão!
Já pensou ...Se um dia desses, os professores chegando nas escolas....E os alunos mal educados não os deixarem entrar? Vai ser decisivo: Precisamos de inclusão !
Agora chega...Volto ao meu mundo lúdico e bonito...Blogs Linguagem e Afins e Projetos.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário